"Minha filha corre o risco de ficar com sequelas por resto da vida", afirma Pablo Vinicius, pai de Ana Sophia Ao saber que e...
"Minha filha corre o risco de ficar com sequelas por resto da vida", afirma Pablo Vinicius, pai de Ana Sophia |
Ao saber que estava grávida de cinco semanas, Elizangela Pereira Alves, logo procurou o PSF- SÃO JUDAS TADEU, em Almenara (MG) para começar o seu Pré Natal – que é de extrema importância.
"Por várias vezes, ela ia ao posto já com a consulta agendada, e voltava para casa sem se consultar, isso porque o médico estava sempre viajando". Ela fez 8 consultas com o médico responsável pelo PSF, Dr. Breno M. de Matos, afirma Pablo Vinicius Silva, marido de Elizangela.
"No decorrer da gestação, ele pediu somente 2 ultrassons; – um com 9 semanas, e outro com aproximadamente 31 semanas, ou seja, 6 meses".
Por meio de exames de ultrassom, o médico Dr. Marcos Ramos Tiago (SESC LACES/MG), conveniado a Prefeitura Municipal, não constatou, que a criança nasceria com HIDROCEFALIA E MIELOMINIGOCELE.
Após ter sido realizado um outro ultrassom por conta própria com Drª. D’juda, foi diagnosticado a HIDROCEFALIA E MIELOMINIGOCELE. Por conta disso, Elizangela foi encaminhada para um parto de emergência com Dr. Manfredo.
No Hospital Deraldo Guimarães (HDG) existe apenas uma pediatra, a Dr. Patrícia, onde a mesma viu o problema da menina e viajou, chegando somente após 4 dias. Nisso a criança estava tendo várias convulsões, aguardando uma benção de um leito que eles nunca conseguirão arrumar.
Como não há recursos para esse tipo de problema em Almenara, – que deve ser tratado nas primeiras horas de vida do bebê, não tinha a mínima condição de ser realizado o parto na cidade. Então houve NEGLIGÊNCIA nessa parte, acrescentou Pablo.
Luta pelo tratamento
Médico do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais apoiando transporte do bebê (Foto: Pablo Vinicius, pai de Ana Sophia) |
Na mesma semana em que a criança nasceu, a mãe (Elizangela) teve que voltar 3 vezes ao (HDG), perdendo líquido e queixando de dores. "Sempre que atendida, era medicada e voltava para casa".
Comovida pela situação, a família juntamente com conhecidos, procuraram a Assembleia de Minas Gerais, conseguindo o apoio do Dep. Carlos Pimenta e Dep. Reginaldo Lopes.
Foi conseguida uma vaga na UTI-NEONATAL e TRANSPORTE AÉREO com destino à Belo Horizonte.
Hoje a pequena Ana Sophia está em processo de tratamento da meningite devido à demora da cirurgia da MIELOMINIGOCELE.
A mãe coruja Elizangela durante amamentação da pequena Ana Sophia (Foto: Pablo Vinicius, pai de Ana) |
Ela corre risco de ficar com sequelas graves por resto da vida, hoje ela está internado no HOSPITAL ODILON BEHRENS, sem previsão de alta.
TEXTO E FOTOS (PABLO VINICIUS: PAI DE ANA SOPHIA)
isto é resultado do descaso da saude no brasil. que é vergonha no mundo tdo.sem palavras para descrever esta situação!!mas a dra patrica chaves da cunha peixoto realmente viajou e quando chegou a casa estava arrumada ..a transferençia da bebé para bh ai ela deu as cara cm se nada tinha acontecido..depois que conseguimos vaga e tramsferençia atraves de amigos e politicos ja aqui citados!!!
ResponderExcluirE isso ai vena não deixa de esclarecer isso pra a população e órgão competentes, se nao vai acontecer novamente.
ResponderExcluirAlmenara esta precisando de caçar uns CRMS de uns caras que fala ser MÉDICOS
È brincadeira isso
O exame pré-natal pode ajudar a diagnosticar esse problema. Durante o segundo trimestre, as mulheres grávidas podem fazer um exame de sangue chamado teste quádruplo. Esse teste verifica a presença de mielomeningocele, síndrome de Down e outras doenças congênitas no bebê. A maioria das mulheres grávidas, mães de bebês com espinha bífida, tem níveis acima do normal de uma proteína chamada alfafetoproteína maternal (AFP).
ResponderExcluirSe o teste quádruplo for positivo, serão necessários mais testes para confirmar o diagnóstico. Tais testes podem incluir:
•Ultrassonografia na gravidez
•Amniocentese
médicos de almenara léia isto...Como o médico faz o diagnóstico?
ResponderExcluirA suspeita de hidrocefalia deve ser feita nas crianças que têm os sintomas descritos anteriormente; verificação na anamnese com a mãe sobre dados do pré-natal, exame neurológico (com medição de perímetro cefálico diário).
Devem ser considerados exames complementares como: ultra-som (para verificação de tamanho ventricular, massas), tomografia de crânio e ressonância magnética de crânio, para ajudar no diagnóstico.
Como se trata?
Utilizam-se medidas para fazer o escoamento desse excesso de líquor ventricular com a adoção de válvulas para drenagem deste líquido para o peritônio (derivação ventrículo peritonial - DVP); ou para o átrio (derivação ventrículo atrial - DVA)
Existem algumas medicações que fazem baixar a produção liquórica (acetazolamida), porém nem sempre tão eficientes
É importante salientar que são crianças que necessitam de acompanhamento neurológico intenso e verificação do grau de desenvolvimento que pode ou não sofrer prejuízo
Cerca de 90% dos pacientes com Mielomeningocele poderão apresentar durante a vida algum tipo de problema urológico que pode variar desde infecções urinárias até a perda de função renal e insuficiência renal com necessidade de diálise e transplante renal. Com os avanços em Urologia pediátrica hoje é possível prevenir estas complicações com exames especializados e acompanhamento rigoroso.
ResponderExcluirÉ muito importante que crianças vítimas desta patologia sejam acompanhadas por profissionais realmente envolvidos com a mesma. Muitas vezes medidas como manutenção de antibióticos profiláticos por tempo prolongado, orientações de esvaziamento da bexiga, eventualmente com auxílio de sondas em intervalos de tempo regulares podem fazer a diferença. É importante que as famílias entendam bem esses tipos de procedimentos.
Saiba Mais
Como percebemos, a Mielomeningocele, ou Spina Bífida, é um mal de natureza incapacitante dos mais sérios. Leva, de um modo geral, a deficiências múltiplas das mais limitadoras e a vidas de curta duração.
Uma das formas encontradas pela medicina moderna para reduzir drasticamente os problemas ocasionados pelo mal é por meio de uma intervenção cirúrgica pioneira no próprio interior do útero materno, em geral realizada quando o feto tem apenas 21 semanas de gestação.
Numa dessas cirurgias, o fotógrafo hospitalar Michael Clancy documentou o procedimento cirúrgico pioneiro. Nunca imaginouque sua câmara registraria talvez o mais eloqüente apelo a favor da vida, porque captou o momento exato em que o bebê tentou segurar um dos dedos do médico que o estava operando.
A foto, espetacular, foi publicada por vários jornais dos Estados Unidos e a sua repercussão cruzou o mundo até chegar à Irlanda, por exemplo, onde se tornou uma das mais fortes bandeiras contra a legalização do aborto.
A mãozinha que comoveu o mundo pertence a Samuel Alexander, cujo nascimento ocorreu no dia 28 de dezembro de 1992 (no dia da foto ele estava com apenas 4 meses de gestação!). Quando pensamos nesse nascimento, a foto fica ainda mais eloqüente, porque registra a vida do bebê literalmente presa por um fio. Os cirurgiões sabiam que não conseguiriam mantê-lo vivo fora do útero materno e que deveriam tratá-lo lá dentro, corrigindo profilaticamente a parte baixa de sua coluna vertebral - uma anomalia que acabaria sendo fatal - voltando a fechar o útero, para que o bebê continuasse o seu crescimento normal.
Por tudo isso, a imagem foi considerada como uma das fotografias médicas mais importantes dos últimos tempos e a recordação
SEM FALAR QUE O HOSPITAL DERALDO GUIMARAES DE ALMENARA IA MANDAR ANA SOPHIA PARA O Hospital Santa Rosália DE Teófilo Otoni. EM UM CARRO PARTICULAR DA PREFEITURA.EU MARIA AVÓ DE ANA SOPHIA LIGUEI VARIAS VESES AO HOSPITAL DE ALMENARA PEDINDO PARA NAO MANDAR ,E UM ENFERMEIRO CHEFE QUE ME ATENDEU AO TELEFONE FOI MAL EDUCADO CMG E DICE Q EU NAO MANDAVA NADA ,E TÃO POUCO IA CONSEGUI NADA EM RELAÇÃO A TRAMSFERENÇIA DA BEBÉ EM QUESTÃO , SR ENFERMEIRO VEJA QUE POR TELEFONE E INTERNET APRAVES DE AMIGOS FIZ MUITO MAIS Q VC AI SENDO PAGO PELO DINHEIRO PUBLICO PARA CUIDAR E ZELAR PELA VIDA . COISA QUE NAO VI SER FEITO.FOI UM DESCASO.
ResponderExcluirIsso também me deixa indignado. E importante lembrarmos que situação da saúde pública no Brasil é vergonhosa e casos como o que aconteceu com a pequena Ana Sophia representa muito bem o descaso dos nossos políticos para essa área. Essa situação piora em pequenos municípios , como nossa cidade por exemplo. A falta de mais profissionais especializados e também de aparelhos adequados para atender a demanda de média e alta complexidade aumenta os riscos das centenas de partos que acontecem no HDG. Assim, vejjo que a população precisa ficar atenta na forma como os recursos estão sendo gastos na sáude local, estadual e também federal. Precisamos mobilizar a nossa sociedade para que assim, posssamos cobrar dos mais de 200 deputados e deputadas votados por aqui, e desta forma solicitar destes representantes do povo q inclusão em carater de urgencia urgentissima no Plano Plurianual de Ação Governo Estadual - PPAG, a instalação de complexos hospitalar de média e alta complexidade por aqui. Somente com a paticipação efetiva da sociedade almenarense , politica não pode ser feita apenas durante o pleito eleitoral a cada dois anos, precisamos acompanhar de perto as decisões dos nossos representantes , para que um dia não possamos ter que nos indgnarmos com situações como a que Ana Shophia está passando. E , certamente Deus já está cuidando dessa pequena.
ResponderExcluirPessoal,outra coisa, temos que exercer nossa cidadania e fazer comentários anonimos não ajuda em nada.Por isso vamos dar as caras e reinvindicar nossos direitos.
ResponderExcluira saúde de almenara ha muito esta precaria as pessoas governantes so pensam no dinheiro q a cidade trara aos bolsos deles, uma certa epoca eu fui ao hospital sentido muitas dores estava com 9 meses completos de gestação, o medico disse q meu filho estava com 8 meses e ia nascer depois de trinta dias graças a Deus eu tinha dinheiro, fiz tudo particula resultado meu filho estava passando de hr de nascer, se fosse com outro a criança morreria como eu vi no mesmo dia em q ganhei meu filho joão.
ResponderExcluirA população precisa lutar pelos seus direitos. O SUS não é de graça, pagamos por cada profissão que está trabalhando naquele hospital e que acha no direito de atender as pessoas como lixo.
ResponderExcluirQuando passar por estes constragimentos em um atendimento, denuncie , filme, chame a policia e denuncie para televisão. Não somos lixos somos cidadãos.
Nunca vai melhorar enquanto não deixarmos de preocupar só com nosso umbigo.
Fiquem ligado... quando vc não for respeitado na fila do SUS denuncie. Porque esses profissionais que não respeitam o cidadão só vão parar quando perder o CRM. Fiquei sabendo de um caso que aconteceu esta semana que uma moça faleceu e no hospital Deraldo Guimarães não quiseram dar o laudo e ficou morta por 3 dias no hospital. Seu Nilton que o pai da moça só conseguiu o lado para tirar a filha do hospital para ter o direito de enterrar sua filha quando chamou a policia e aí Dr, Dilson deu o laudo.
ResponderExcluirUMA VERGONHA... gente não aceite denuncie... Almenara precisa entender que só um hospital não suporta precisa dar suporte ao outro hospital que está abandonado o Benvindo Saúde.
Gente a saúde não é de graça pagamos por ela; sai do nosso bolso. Por isso exija que respeite vc e sua familia.
SEM FALAR QUE O HOSPITAL DERALDO GUIMARAES DE ALMENARA IA MANDAR ANA SOPHIA PARA O Hospital Santa Rosália DE Teófilo Otoni. EM UM CARRO PARTICULAR DA PREFEITURA.EU MARIA AVÓ DE ANA SOPHIA LIGUEI VARIAS VESES AO HOSPITAL DE ALMENARA PEDINDO PARA NAO MANDAR ,E UM ENFERMEIRO aguinaldo CHEFE da uti neonatal QUE ME ATENDEU AO TELEFONE FOI MAL EDUCADO CMG E DICE Q EU NAO MANDAVA NADA ,E TÃO POUCO IA CONSEGUI NADA EM RELAÇÃO A TRAMSFERENÇIA DA BEBÉ EM QUESTÃO , SR ENFERMEIRO VEJA QUE POR TELEFONE E INTERNET APRAVES DE AMIGOS FIZ MUITO MAIS Q VC AI SENDO PAGO PELO DINHEIRO PUBLICO PARA CUIDAR E ZELAR PELA VIDA . COISA QUE NAO VI SER FEITO.FOI UM DESCASO
ResponderExcluirMara Silva nooossa q terrível NEGLIGENCIL e ate msmo incompetencia desses medicos ai
ResponderExcluirSexta às 15:21 · Curtir
Pablo Vinicius marcia bom saber q pessoas como vc hj politica esta lamentado isso.pq tem pessoas q nao concorda oq estou fazendo . um abraço e fica com deus . agora como diz o nosso amigo ROBERTO AMARAL O ESPINHO QUE MAIS DOE E QUE ESTA DEBAIXO DO NOSSO PÉ
Ontem às 20:34 · Curtir
Marcia Rodrigues Souza Ferraz Pablo, pode ter certeza que vou lutar junto com a população em prol de uma saúde de qualidade. É uma vergonha um hospital que atende toda a região ter apenas uma pediatra. A saúde de Almenara pede SOCORRO!!!!
há 12 horas · Curtir (desfazer) · 1
Cléia Costa E O PIOR QUE TEM HOSPITAL EN OUTRAS CIDADES QUE NAO TEM NEM UM PEDIATRA OUTRO DIA TIVE NOTICIA QUE ATE EN VALADARES NAO TINHA UM PEDIATRA SE QUE ISTO E UM ABSURDO
há 9 horas · Curtir
Edvânia S. Costa o medico desse posto sao judas ele ja me atendeu e nao gostei,muito mal educado,deve achar que estamos ali de graça,um absurdo,alem de negligentes nao respeitam o paciente com tanta grosseria!!!!
há ± 1 hora · Curtir (desfazer) · 1
Pablo Vinicius edvania. a unica capacidade q ele tem è d ser grosso e mais nada ..
há 20 minutos · Curtir (desfazer) · 1
Adelaide Moreira absurdo Cleia e uma cidade tao pequena com essa pouca vergonha almenara esta feia ate exame não pode realiza por falta de pagamento e também os caris estão trabalhado sem receber e quando receber e só a metade. fora as varredeiras estão com seus ariarmo vazio . estão trabalhado com fome quem trabalhar precisa receber . não era dr Manoel que era transado
Matéria exibida no Blog Radar do Vale, sobre o caso de Ana Sophia repercute entre os sites e blogs mais acessados da região; veja:
ResponderExcluirBlog do Banu - Blog Mais Acessado do Vale
http://blogdobanu.blogspot.com.br/2012/11/pai-indignado-denuncia-saude-publica-de.html
Gazeta de Araçuaí - Portal de Notícias online e impresso de Araçuaí
http://www.gazetadearacuai.com.br/noticia/1172/pai_indignado_denuncia_saude_publica_de_almenara/
Portal Aranãs - Um dos principais sites de notícias da região, de Capelinha/MG
http://aranas.com.br/news/2012/11/pai-indignado-denuncia-saude-publica-em-almenara-mg/
Blog do Jequi - Blog de notícias de Minas Novas/MG
http://blogdojequi.blogspot.com/2012/11/pai-indignado-denuncia-saude-publica-em.html
Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é- esta é para dra patricia que esta ligando preocupada cm a reputação dela ..se o parto tivesse sido particular ela tinha feito tdo e mais alguma coisa . agora diz q tem meios para resolver fora da midia . assim então cm é vai dar saude a ana sophia agora ..
ResponderExcluirAbsurdo é saber que milhões e milhões de brasileiro estão entregues a esses tipos de "PROFISSIONAIS". É preciso acabar com essa imagem que pobre não merece respeito. O povo mecere respeito. Um tipo desse não merece trabalar nem em chiqueiro, porque ate os porcos merecem coisa melhor.
ResponderExcluir